09 janeiro 2015

E agora o que farão Dhlakama e Renamo? (8)

- "Nampula, 30 dez (Lusa) [2011] - O líder da RENAMO, Afonso Dhlakama, garantiu hoje que as manifestações, que visam destronar o Governo da FRELIMO do poder, vão realizar-se "a partir da primeira quinzena de janeiro". Aqui.
- "A Renamo, principal partido de oposição em Moçambique, anunciou hoje a realização de "marchas políticas" em todo o país contra os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro, considerando-as "as mais fraudulentas da história". Aqui.
"A Renamo ameaça boicotar a nova Assembleia da República e as assembleias provinciais". Aqui.
Oitavo número desta série. Prossigo com as hipóteses, entrando agora no terceiro ponto referido aqui, a saber: ameaça de boicote à participação em órgãos legislativos, designadamente na Assembleia da República e nas Assembleias Provinciais. Ameaça por enquanto cumprida no tocante às Assembleias Provinciais, previsivelmente a cumprir na próxima segunda-feira, dia 12, no tocante à Assembleia da República. A intenção pontual é clara: esvaziar o sentido das decisões democraticamente discutidas e decididas em órgãos legislativos. Resta saber até que ponto os membros da Renamo das Assembleias Provinciais e - caso a ameaça se cumpra no tocante à Assembleia da República - os seus deputados terão a solidez partidária suficiente para responder positivamente ao que parece ser, como em 2010, uma directiva de Afonso Dhlakama. Aguardem a continuidade da série.

1 comentário:

Sir Baba Sharubu disse...

Afonso Dhlakama como chefe da oposiçao é um fingidor. A sua retorica é so para inglês ver...