20 outubro 2014

Quintas eleições gerais de Moçambique (10)

Décimo número da série. De acordo com o Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (66), com data de hoje, editado por Joseph Hanlon, "Os candidatos presidenciais dos dois principais partidos tiveram melhores resultados do que os seus partidos nas legislativas, por seu turno, Daviz Simango teve menos votos do que o MDM. Os  votos na Renamo registam uma queda de 3% e na Frelimo uma queda em 1%, e esses votos  foram divididos entre o MDM e os pequenos partidos." Por outro lado, ainda segundo o boletim, "A versão mais recente da contagem paralela (PVT, parallel vote tabulation em Inglês) do Observatório Eleitoral, prevê os seguintes resultados:
Presidente
Nyusi 58%
Dhlakama 35%
Simango 8%
Assembleia da República
Frelimo 57%
Renamo 32%
MDM 10%
Outros 2%
Assentos na Assembleia da República
Tomando em consideração que nenhum dos pequenos partidos vai ganhar assentos e que é provável que a Frelimo ganhe os dois assentos no exterior, temos a seguinte estimativa na distribuição dos assentos:
Frelimo 143
Renamo 82
MDM 25
Essas projeções são baseadas em 84% das assembleias de voto que constam da amostra do PVT, o suficiente para dar uma projeção relativamente precisa. A margem de erro é de 2%." Confira essas e outras notícias (por exemplo sobre problemas com a afixação dos editais e sobre resultados distritais, aqui.
Adenda às 16:49: Informação acabada de receber do jornalista António Zefanias sedeado em Quelimane: segundo dados provisórios da Comissão Distrital de Eleições de Quelimane, Afonso Dhlakama e a Renamo ganharam as eleições na cidade de Quelimane:
Presidenciais: Afonso Dhlakama da Renamo: 31.346/Filipe Nyusi da Frelimo: 24.132/Daviz Simango do MDM: 8.665
Legislativas: Renamo: 22674, Frelimo: 20.862/MDM 14.390
Total de inscritos:136.953

1 comentário:

Sir Baba Sharubu disse...

Obrigado Carlos Serra.
O "Diario de um sociologo" faz entrar o sol onde antes havia cortinas.