25 agosto 2014

Acordo, Estado e paz no Moçambique pré-Outubro (13)

*O que significam acordo, Estado e paz no Moçambique pré-Outubro, quer dizer, antes das eleições gerais marcadas para esse mês?
*Em 1919, numa conferência, o sociólogo alemão Max Weber disse o seguinte: "O Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território".
*"Os nossos homens têm armas em todo o país", disse Rahil Khan, acrescentando que o Acordo Geral de Paz (AGP), assinado pela Renamo e o Governo em 1992, permite aos antigos guerrilheiros manterem o armamento.
Décimo terceiro número da série. Eis a décima primeira nota sobre o futuro Acordo de Maputo, que deverá ser assinado muito brevemente pelo presidente da República, Armando Guebuza, e pelo presidente da Renamo, Afonso DhlakamaEscrevi, no número anterior, que a amnistia decretada teve e tem um culto iminentemente político. Em que sentido? No sentido de que são dois contendores políticos - um gerindo o Estado, o outro a isso aspirando per si ou em partilha - que, sem recurso a sufrágio popular mas com o aval parlamentar, a definiram e juridizaram em função de um acordo global que visa a redistribuição de recursos de vida, poder e prestígio antes das eleições gerais marcadas para Outubro. Mas os efeitos da guerra de pequena intensidade iniciada em 2013 podem ser ignorados?
Adenda às 04:50: "O Governo e a Renamo assinaram na noite deste domingo (21h30) o acordo político de cessação de hostilidades militares." Aqui.

Sem comentários: