16 julho 2012

Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique (37)

Trigésimo sétimo número da série, prosseguindo na décima quinta questão:
Carlos Serra: Certas correntes sustentam que o comunismo é inimigo da liberdade. Qual a vossa posição?
Régio Conrado: (continuidade da resposta, CS) Uma pessoa atenta irá às profundidades do que é o comunismo e comparará com a prática. O comunismo defende os valores transcendentais mas a história tem-nos mostrado que há alguns adeptos do comunismo que entrando para o poder se esquecem daquilo que são os princípios e os ideais que um comunista deve ter como elementos estruturantes do comunismo. Temos de aconselhar as pessoas a olharem o comunismo como qualquer outra ideologia ou corrente de pensamento, mas com suas particularidades, que o fazem muito distinto do capitalismo, do neoliberalismo (a resposta à questão termina no próximo número, CS).
(continua)

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma pergunta: Nos vossos valores comunistas há espaço para eleições do modelo actual de democracia? Agradeço antecipadamente a sua resposta

Regio Conrado disse...

Bom dia! Quero informar que dentro dos nossos valores comunistas, a nossa democracia não e' a representativa, a democracia burguesa, mas e' sim um democracia de carácter popular, uma democracia de alta intensidade. não quero com isso dizer que a democracia representativa e' ma de todo mas não responde aos nossos desafios. Nos queremos dizer que a nossa democracia, a democracia que nos defendemos tem de ir mais pela lógica comunitária, um democracia comunitária onde as pessoas que terão que representar ao mais alto nível terão provado competência ao nível da comunidade, distrito, província e depois o pais todo. _Pensamos que essa democracia permite-nos compreender que o que queremos não e' uma democracia de fachada mas uma democracia democrática, apenas para parafrasear Boaventura Sousa Santos.