14 julho 2012

Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique (36)

Trigésimo sexto número da série, prosseguindo na décima quinta questão:
Carlos Serra: Certas correntes sustentam que o comunismo é inimigo da liberdade. Qual a vossa posição?
Régio Conrado: (continuidade da resposta, CS) Que chamem o que quiserem a estes posicionamentos que advogamos, mas é isso que chamamos Comunismo. As pessoas estão alienadas por uma determinada forma de pensar e julgam que o comunismo não passa de um terrorrismo mental, de violação humana, etc. Essa pessoas confundem os actos de Staline e outros que se afirmavam comunistas com o comunismo como tal, esquecendo-se que o comunismo não se reduz nem a Staline, Titos, Boigny, Lenin ou Araft, pois estes não chegaram ao comunismo como tal, passaram apenas por algumas experiências que denominaram de comunistas (a resposta prossegue no próximo número, CS).
(continua)

2 comentários:

Salvador Langa disse...

O jovem apostando na novidade quando as "minas" defendem que a novidade já acabou.

nachingweya disse...

Um dos pilares do falhanço de Lenine, Titos, Mao, Samora, Fidel, e outros é justamente pensar que as pessoas estão alienadas quando pensam de maneira diferente da deles.
As pessoas interpretam os actos cometidos em nome do Comunismo por , Chipande*, Titos, Samora, Staline, Marcelino*, Lenin, Guebuza* e outros como sendo a única experiência aferível do que se denomina Comunismo na nossa Era.
Se nada disto foi Comunismo então o Comunismo é apenas uma miragem enquanto sistema económico funcional e forma de organização social.
Até agora a Liga dos Estudantes comunistas da UEM parece ser a única fonte universal segundo a qual a URSS e a China , por exemplo, não eram regimes Comunistas no período em que mais se atropelaram os direitos humanos daquelas pessoas "alienadas" (por pensar diferente).

*Na Primeira República