02 março 2015

Sobre a "guerra do Mulimão" na Zambézia (7)

Sétimo número da série. Há também a considerar o espectáculo aterrador de todos aqueles que regressavam das operações do Norte. Com efeito e segundo o alto funcionário colonial citado no número anterior, os barcos descarregavam continuamente em Quelimane "verdadeiras múmias a mauior parte das quais morre a caminho de casa." Por fim: sobre a "guerra do Mulimão", várias fontes coloniais deram conta da morte na Zambézia de centenas de pessoas, da violação de centenas de mulheres e crianças, da destruição de palhotas e culturas, do roubo de animais e de dinheiro e da destruição de lojas.
___________________________________________________________
Nota: os dados são retirados de Serra, Carlos, De la gestion des corps à la gestion des mentalités en Zambézia, Mozambique (1890/1983) - rapports de domination, conformisme et déviance politiques, thèse de doctorat en sociologie. Paris: École des hautes études en sciences sociales, trois volumes, 965 pp., vol. 2, pp.311-312 (aqui).
Questão: talvez não seja desinteressante perguntarmo-nos se faria sentido exigir uma indemnização aos autores da tragédia de 1918.

Sem comentários: