03 março 2015

Professor Gilles Cistac foi baleado

O Professor Catedrático Gilles Cistac, constitucionalista, da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, foi hoje baleado na cidade de Maputo, encontrando-se em estado grave no Hospital Central de Maputo.
Adenda às 10:21: actualização aqui.
Adenda 2 às 10:25: também aqui.
Adenda 3 às 10:27: de fonte digna de crédito fui informado que o Professor Cistac está aparentemente fora de perigo, ainda que na sala de operações.
Adenda 4 às 10:33: uma outra fonte disse-me que o Professor está em situação delicada.
Adenda 5 às 10:46: entrevista com Cistac há dois anos sobre autarquias locais, aqui.
Adenda 6 às 11:04: a "Rádio Moçambique" reportou o baleamento no noticiário das 11 horas. Médicos operam o Professor, que foi atacado por um grupo de quatro indivíduos. O locutor da "Rádio Moçambique" afirmou que Cistac, de origem francesa, é naturalizado moçambicano. Há uma multidão junto ao Hospital Central de Maputo e a notícia corre a cidade.
Adenda 7 às 11:21: já começou nas redes sociais digitais um debate sobre as causas do baleamento, as quais surgem fortemente politizadas.
Adenda 8 às 11:36: aguardo actualização sobre o estado clínico do Professor Cistac.
Adenda 9 às 11:45: segundo uma fonte, o Professor continua em estado muito grave.
Adenda 10 às 12:36: Cistac foi atingido cinco tiros de uma arma AKM, na posse de um membro de um grupo de quatro indivíduos, tendo sido atingido no tórax e no abdómen. A "Rádio Moçambique" ouviu o motorista do Professor. Várias individualidades estão no Hospital Central de Maputo. O Professor está ainda a ser operado.
Adenda 11 às 13:37: segundo o conselheiro António Gaspar, o presidente da República, Filipe Nyusi, exigiu à polícia o rápido esclarecimento do atentado e considera macabro o que se passou - estação televisiva "STV" há momentos.
Adenda 12 às 13:49: despacho da "Lusa" no "SapoNotícias" aqui.

Sem comentários: