16 outubro 2014

Quintas eleições gerais de Moçambique (4)

Quarto número da série. Talvez hoje já seja possível dar conta de alguns resultados parciais, fruto do apuramento que ontem começou ainda que, provavelmente, não em todas as assembleia de votos.
Adenda: jornais digitais e algumas páginas da redes sociais digitais têm mostrado que as coisas e as regras formais são frequentemente habitadas e comandadas por fenómenos embaixo, merecedores de estudo aprofundado. Por exemplo este: "Na EPC de Coloane nove das 10 mesas de voto já encerraram, mas a contagem ainda não começou porque não há giz nem marcador para escrever o número de votos no quadro". AquiE este: "Em Dondo há reporte de que alguns membros das mesas de votação (MMVs) que carregaram suas pastas para a assembleia, numa clara violação ao código de conduta interno da STAE/CNE." Aqui. E ainda este: "Verificam-se cortes constantes de energia em todo o país. Mais precisamente em Tete vários eleitores confirmam cortes em diferentes zonas da província. Já que o apuramento dos votos não pode parar está-se a apurar fotos com a luz de vela, comprometendo a visão e a credibilidade da informação que será oficializada nos editais." Aqui.
Adenda 2 às 05:06: No Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (59), com data de ontem, 22 horas, editado por Joseph Hanlon: "O Observatório Eleitoral informa que seus observadores, num total de 778 assembleias de voto, relatou que 34% dos eleitores tinham votado até às 14h30. A maior parte das pessoas votou por volta das 14.30, o que sugere uma participação igual ou inferior aos 45% registados em 2009 e 43%, em 2004." Aqui.
Adenda 3 às 05:13: resultados em algumas mesas de voto divulgados aqui.
Adenda 4 às 05:21: no "Wamphula Fax" digital, editado em Nampula, de hoje:
Adenda 5 às 05:48: na óptica do "Notícias" digital de hoje não houve grandes problemas na votação, estude as páginas da sua secção política aqui.
Adenda 6 às 05:55: um problema na Escola 17 de Setembro de Quelimane relatado aqui.
Adenda 7 às 06:57: um relato da RTP/Notícias sobre eventos de ontem, aqui.

Sem comentários: