03 janeiro 2014

Politizar cientificando: autárquicas Moçambique 2013 (12)

Décimo segundo número da série. Prossigo no segundo ponto do sumário proposto aqui. 2. Dois paradigmas de propaganda eleitoral. Na exposição deliberada de poder material e simbólico na propaganda eleitoral do partido Frelimo, a colocação dos cartazes assumiu um papel paradigmático, exemplar, um papel espectacular, um papel deliberadamente destinado a ser espectacular e definitivo. Pelo menos na cidade de Maputo, os afixadores de cartazes procuraram que nenhum espaço de visibilidade e de concentração populacional escapasse à exposição de poder. É como se a intenção fosse cobrir por inteiro os poros sociais da cidade de Maputo, afixando-lhes o selo da propriedade histórico-partidária. Se não se importam, prossigo mais tarde.
(continua)

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Veja o que sucedeu por exemplo na praça da OMM. Ainda hoje está tudo cheio de cartazes.

nachingweya disse...

É. Em frente ao supermercado LM na 24/7 o imagem do candidato está colada no PT da EDM . Do lado esquerdo da fotografia de David Simango vem "PROIBIDO AFIXAR ANÚNCIOS " e do direito têm uma imagem de caveira e os dizeres "PERIGO DE MORTE".
Mas há pela cidade fora imagens ainda mais perpetuadas a que o tempo se encarrega de descolorir impiedosamente. Esse mesmo tempo que vai também desbotando os discursos em razão directamente proporcional à sua inconsistência.