17 dezembro 2013

Triunvirato pré-candidato da Frelimo e duplo poder (6)

Sexto e penúltimo número da série. Esta presidência político-estatal à Jano terá dois objectivos: por um lado, rejuvenescer a presidência estatal, antepondo-a aos adversários fortes, jovens e inteligentes de partidos em ascensão; por outro, mantê-la sob controlo da malha do partido e, em particular, das determinações permanentes de um veterano da saga da luta de libertação, sob pano de fundo da Comissão Política.
Portanto, um poder fundador gerindo e controlando o poder sucessor num quadro hierárquico de grande visibilidade e, também, advertência.
Os três anunciados pré-candidatos da Frelimo são, já, uma antecipação do futuro. Os três são ainda jovens: Pacheco tem 55 anos, Vaquina 52 e Nyussi 54 (em 1975, ano da independência nacional, Pacheco tinha 17 anos, Vaquina 14 e Nyussi 16). E cada um tem ainda uma vantagem adicional na história política do país, permitindo romper com a crença generalizada em certos sectores de que dirigentes da Frelimo e chefes de Estado são oriundos do Sul (Pacheco nasceu em Sofala, Vaquina em Nampula e Nyussi em Cabo Delgado). Um deles será o candidato da Frelimo, provavelmente Vaquina.
Se não se importam, termino mais tarde.
(continua)
Adenda Às 08:45: leia este texto inserto do "O País" digital de hoje, aqui.
Adenda 2 às 08:50: confira este outro texto do mesmo jornal aqui.

1 comentário:

Salvador Langa disse...

Qualquer deles é demasiado "durão" para ser presidente.