01 novembro 2013

Polícia busca e apreende em sede e residências da Renamo na Beira

Segundo a "Rádio Moçambique" no jornal da noite das 19:30, sob mandato do Tribunal Judicial de Sofala a polícia efectuou esta manhã uma busca e apreensão de material bélico na sede da Renamo na cidade da Beira, na residência de Afonso Dhlakama localizada no Bairro Macúti e na residência de um ex-deputado da Renamo. Segundo o chefe de operações da polícia, foram detidos nove ex-guerrilheiros, apreendidas 494 munições e recolhido fardamento. Não houve troca de tiros, acrescentou o locutor da rádio, mas a polícia disparou para o ar.
Adenda às 20:16: segundo a estação televisiva STV no jornal da noite das 20 horas, nenhuma arma foi encontrada pela polícia. Pessoas ouvidas junto à sede da Renamo disseram que as portas da sede foram arromabadas e houve agressões. Os detidos, em número de sete, foram libertos algumas horas depois.
Adenda 2 às 20:19: intervindo numa instituição de ensino superior do país sobre a situação política do país e em registo da STV, Tomaz Salomão afirmou que era preciso encontrar bom senso mesmo lá onde ele não existe (sic).
Adenda 3 às 20:22: em relação ao ataque feito a uma coluna militar na zona de Muxúnguè, a STV informou que o condutor morreu e a viatura foi queimada. Recorde a adenda 4 desta postagem aqui.
Adenda 4 às 20:27: a propósito do ataque, o jornalista Francisco Mandlate da STV disse que as pessoas que moram perto da Estrada Nacional nº.1 na região de Muxúnguè, não abandonam as suas residências e os seus locais de trabalho, apesar de apreensivas. O jornalista deixou as seguintes perguntas: será que apoiam a Renamo e a protegem? Será que são eles os atacantes que depois se disfarçam de residentes pacíficos?
Adenda 5 às 20.45: a ofensiva anti-Renamo tem, certamente, muitas arestas causais. Provavelmente a proximidade das eleições autárquicas é uma delas. Por outras palavras: a ofensiva pode querer bloquear na Renamo a capacidade de impedi-las ou de perturbá-las.
Adenda 6 às 6:44 de 02/11/2013: "Garantiu que as forças de Lei e Ordem estão preparadas para garantir que as eleições municipais naquela região do país decorram sem qualquer perturbação." - uma aparente prova do que escrevi na adenda anterior. Aqui.

4 comentários:

nachingweya disse...

Um lobo continua lobo mesmo eu ainda não tenha comido a sua ovelha (?)
Parece que as garras do então Ministro da Operação Produção , agora constitucionalmente enrijecidas pelo cargo que exerce actualmente, estão em acção guiadas por uma motivação quase lunática. Que resultados se esperam quando se plantam ventos?
Vencer Dhlakhama não é lutar contra a pobreza. A avaliar pela assembleia da república um terço dos moçambicanos comungam ideais com a Renamo, vão prendê-los todos?
As razões que sustentaram a guerra dos 16 anos estão a ser reeditadas, superiormente reeditadas.

Salvador Langa disse...

E quem está de facto disposto a a encontrar e gerir esse bom senso? O que acaba de se passar na Beira o que revela?

ricardo disse...

Senhor Professor, vamos la deixar de especular e comecar a responder a questoes serias:

1- Para Guebuza, e mais vantajoso ter um Dhlakama vivo e preso. Ou morto em parte incerta?

2- A posicao de Guebuza colhe unanimidade na FRELIMO?

3- O que faz um comandante nacional da FIR numa area operacional (linha da frente)?

4- A sua presenca la significara a iminencia da captura ou morte de Dhlakama?

5- Uma vez eliminada a RENAMO, encaixara o MDM nos interesses do capital?

6- Ou Guebuza ja responde a essa questao?

7- E como sera a liberdade de expressao e opiniao caso Guebuza apresente Dhlakama com trofeu de guerra as suas hostes? Ao eleitorado? Ou a propria Oposicao, inclusive a sociedade civil?

Todas essas questoes ja estao respondidas. Mas serao conhecidas em uma semana.

Aguarde.

nachingweya disse...

Dizem-me que ontem diplomatas e convidados dos países financiadores de projectos de reabilitação de infra-estruturas eléctricas (França Suécia Alemanha e Noruega ) gazetearam à cerimônia de lançamento da primeira pedra na barragem de Manica, por razões de segurança.... Que a rio tinto está evacuar famílias para países mais seguros., que muitos estrangeiros estão a adiar trabalhos,etc