11 outubro 2013

Guebuza e Annan: prismas

Na "Rádio Moçambique": "O Presidente Armando Guebuza considera injusta a actual actuação do Tribunal Penal Internacional (TPI), uma vez que, segundo disse, apenas julga os africanos. [“Na minha opinião, não penso ser justo ter um tribunal que apenas julga africanos, não é justo”, disse Guebuza, respondendo a uma pergunta dum estudante local sobre a actuação do TPI. “Enquanto acompanhamos nos noticiários que há outras pessoas que talvez fazem o pior do que os africanos, mas não são julgados”, acrescentou o estadista moçambicano."
No "Notícias: "O antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, considerou na segunda-feira, que seria “uma marca de vergonha” para África se os seus dirigentes decidissem retirar os respectivos países do Tribunal Penal Internacional (TPI). [“Alguns dirigentes resistem (ao TPI) e combatem-no”, criticou Annan num discurso na Cidade do Cabo, África do Sul, prevenindo contra a eventualidade de tal decisão. “Quero sublinhar que estes defendem a cultura da impunidade e os indivíduos que são julgados pelo TPI, não são só de África”, declarou o antigo chefe da ONU."
Adenda às 20:19: "Os líderes africanos podem vir a matar uma grande instituição, fazendo do mundo um lugar mais perigoso, denunciam a organização Avaaz.org e o bispo sul-africano Desmond Tutu, que promovem uma petição online para travar esta intenção. Faltam dois dias". Aqui.

3 comentários:

nachingweya disse...

Slobodan Milosovitch é tudo menos bantu ou africano.
A aparência de que o TPI só julga africanos decorre da quantidade de africanos elegíveis ao banco dos reús desse tribunal por atrocidades cometidas contra os seus próprios povos .Atrocidades bélicas e atrocidades comerciais, roubos, corrupção ,comissões em negócios de prioridade duvidosa. Infelizmente há mais malandros dirigentes em África do que em qualquer parte do mundo.
PS: O que merece um presidente de república que guarda malas de dinheiro no quarto de dormir do palácio?
PS:Taipo começou uma campanha que ,se for coerente e consistente, vai levar de volta muita gente para a China, Portugal e África do Sul. Estamos a espera porque a dignidade dos moçambicanos já andava de rastos há algum tempo

Salvador Langa disse...

Annan e Tutu em campanha para que a dignidade não naufrague.

nachingweya disse...

Mas não é tanto o malandro do dirigente que pisoteia; é antes uma malformação da cidadania. O tirano aproveita-se da falta de (in)formação dos povos . Alimenta o embrutecimento das pessoas .