11 julho 2013

Morte dos blogues moçambicanos? (63)

Sexagésimo terceiro número da série, com sumário proposto aqui. Prossigo no ponto 6. Razões da morte, permanecendo no sexto tópico do sumário proposto aqui: 6. Hiperegocentrismo. Escrevi no número anterior que este tema remete para o culto do eu. Nos tempos (saborosa expressão do português moçambicano), as pessoas cultivavam o eu em sonhos ou em diários muito pessoais. Hoje, com a internet, em blogues e redes sociais, há milhões de pessoas a cultivar os seus eus cartesianos para ciberconsumo de massa e em luta contra a indiferença social real. O estilo é sempre o mesmo: eu fiz isto, eu gosto de amendoins, eu subi ao Himalaia, na minha opinião aquilo é errado (nos casos mais autistas: na minha opinião pessoal), etc. Se não se importam, prossigo mais tarde. Imagem reproduzida daqui.
(continua)
Adenda: Virtualização do quotidiano: bloguismo em Moçambique - um pequeno texto pioneiro de Teles Huo divulgado neste diário em 2006, confira aqui.
Adenda 2 às 5:56 de 17/12/2012: estude o estado da blogosfera em 2011 em trabalho da Technorati, aqui e aqui.
Adenda 3 às 7:31 de 28/04/2013: Sou blogueiro. Gero conteúdo ou faço copy/paste?, aqui.
Adenda 4 às 7:33 DE 28/04/2013RT, CTRL+C CTRL+V, EMBED, FWD ou WRITE, REC, CLICK?, aqui.

1 comentário:

Salvador Langa disse...

E vários acabam por desaparecer com uma indigestão do "eu".