20 junho 2013

Sobre os guerrilheiros do informal em Moçambique (15)

Décimo quinto número da sériede acordo com o sumário proposto aqui. Entro, agora, neste ponto: 5. As decisões. Escrevi no número anterior que, percorrendo e repercorrendo a cidade, recriando e treinando sem cessar situações, freguezes, preços e tácticas de luta para fazer face à polícia municipal. Adaptando uma frase de Aristóteles na sua Retórica:  Tudo consiste em tornar mais forte a posição do mais fraco. Mas mais forte unicamente no sentido de uma mera luta de posições na via pública? Não. Na verdade, os vendedores ambulantes, os guerrilheiros do informal, são figuras politicamente decisivas. Decisões estatais ou municipais sobre eles podem trazer maus resultados políticos. O que pretendo dizer? Se não se importam, prossigo mais tarde.
Adenda: sugiro recordem neste diário alguns trabalhos de 2007/2010 aqui. No que concerne à roupa, sugiro leiam a postagem logo abaixo intitulada "O negócio da roupa usada em África". Foto reproduzida com a devida vénia daqui.
(continua)

1 comentário:

nachingweya disse...

Politicamente mais decisivas do que descobertas como esta http://www.vanguardngr.com/2013/06/statoil-tullow-strike-oil-in-mozambique/
que aparente e teoricamente deveria contribuir para a "formalização" da vida destes guerrilheiros.
Esperam-se 200 milhoes de barris de petroleo so neste furo da area 2.