20 junho 2013

Circulação normal

Circulação normal de pessoas, vendedores e viaturas na zona entre o Rio Save e o posto administrativo de Muxúnguè, segundo depoimentos de passageiros de autocarros e viaturas oriundos de Tete, Inhambane e Maputo - "Rádio Moçambique" no noticiário das 19:30 horas. Recorde, entretanto, aqui.
Adenda às 20 horas: situação confirmada pela estação televisiva "STV" no jornal de noite das 20 horas. Mas os comboios no percurso Beira/Save e vice-versa circulam agora mais devagar, como medida de precaução. Enquanto isso, por prudência, a equipa do Vilanculos Futebol Clube decidiu não viajar para a Beira onde deveria defrontar o Ferroviário da Beira para o Moçambola.
Adenda 2 às 20:07: mas há medo quer nos passageiros quer nos transportadores. Transportadores há que decidiram não viajar aguardando melhores dias - registos da "Rádio Moçambique" e da "STV".
Adenda 3 às 20:12: segundo a "STV", o governo propôs à Renamo uma nova ronda negocial a ter lugar na segunda-feira.
Adenda 4 às 20:43: as reações de medo de passageiros e motoristas mostram bem o imediato impacto da ameaça feita pela Renamo. Estamos abertos a acreditar não importa em quê desde que duas condições estejam reunidas. Que condições? As seguintes: (1) acúmulo de fenómenos julgados inquietantes do passado (o efeito retroactivo da guerra civil de 1976/1992) e (2) confiança no uso colectivo dos modernos meios de comunicação.
Adenda 5 às 20:49: um trabalho da "Voz da América", aqui.
Adenda 6 às 7:40 de 21/06/2013: segundo o Twitter do "Verdade", um autocarro foi alvejado esta madrugada em Machanga, Estrada Nacional n.º 1, mas não há vítimas. Aqui.

Sem comentários: