06 maio 2013

Qual a cor de Cécile Kyenge Kashetu? (2)

Segundo número desta nova série, com a foto em epígrafe reproduzida daqui. Escrevi ontem no número inaugural que a Ministra da Integração do novo governo italiano, Cécile Kyenge Kashetu, médica oftalmologista italiana oriunda de Kambove, Katanga, Democrática do Congo -, está a ser contestada por certos sectores havidos como da direita italiana. Por causa de quê? Por causa da sua cor. A pergunta desta série é esta: qual a cor de Cécile Kyenge Kashetu?  Para lhe responder, achei bem preparar o seguinte sumário: 1. O magnetismo das cores, 2. Os quatro andamentos da racialização do social, 3. A raça de Cécile: a humanidade.
Em epígrafe, a médica Cécile Kashetu ajudando um doente, foto reproduzida com a devida vénia da sua página no facebook, aqui. Abaixo, uma curta mensagem deixada nessa página a 05/o5/2013.
Adenda: tenho escrito bastante sobre racismo neste diário. Sugiro recordem, por exemplo,  a série com o título A raça das raças, ainda em curso, aqui; e estoutra, já terminada, com o título De que raça é a tua cor?, aqui.
(continua)

1 comentário:

nachingweya disse...

Qual é a raça dos sistemas políticos de direita? E a dos de esquerda ou de centro-direita?
O racismo é doença resultante de má-formação da personalidade de algumas pessoas.

PS: Se as raças ditarem sistemas, agora que a China está a viver a sua epopeia dos Descobrimentos cavalgando as facilidades da globalização é que veremos qual é afinal a raça do mundo.Os próximos 50 anos mostrarão onde é a Capital do Império e qual a sua geografia.