30 janeiro 2013

Morte dos blogues moçambicanos? (39)

Trigésimo nono número da série, com sumário proposto aqui. Prossigo no ponto 5. Período áureo. Escrevi no número anterior que alguns acontecimentos surgidos entre 2008 e 2010 percutiram e ajudaram a ampliar duas grandes linhas de actuação: uma linha de tentativas para analisar e comprender e uma linha de tentativas para combater esse analisar e esse compreender. No caso da primeira linha, claramente minoritária, foram muito escassas as tentativas analíticas, pois mais do que analisar importou moralizar e, especialmente, atacar quem procurava realmente analisar. Jornais, audiovisual e blogues ficaram cheios de descrição, de emoção e de discurso moralizador.
Prossigo mais tarde. Imagem reproduzida daqui.
(continua)
Adenda: Virtualização do quotidiano: bloguismo em Moçambique - um pequeno texto pioneiro de Teles Huo divulgado neste diário em 2006, confira aqui.
Adenda 2 às 5:56 de 17/12/2012: estude o estado da blogosfera em 2011 em trabalho da Technorati, aqui e aqui

3 comentários:

TaCuba disse...

Alguns desses sites criados para efeitos políticos por autores usando falsas identidades até tinham nomes aparatosos...lembram? Depois começaram a levar sumiço em sua mediocridade...

BMatsombe disse...

Como escreveu um dia o Vaz Egídeo esse pessoal só sobrevivia visitando o site do Prof...Este site era particularmente visado.

Salvador Langa disse...

Egídio Vaz, corrijo. Com as eleições à porta talvez alguns voltem.