15 novembro 2012

Chapas hoje

Não circulam chapas em certas zonas das cidades de Matola e Maputo, as pessoas aglomeram-se nas paragens à espera.
Adenda às 6:37: começam a vigorar hoje as novas tarifas de sete e nove meticais, confira aqui.
Adenda 2 às 6:43: recorde esta postagem de ontem, neste diário, aqui.
Adenda 3 às 6:47: um jornalista da Rádio Moçambique noticiava há momentos que no bairro de Magoanine, periferia da cidade de Maputo, as pessoas aguardavam transporte, seja dos chapas, seja dos TPM.
Adenda 4 às 7:21: os TPM circulam, mas são insuficientes.
Adenda 5 às 7:45: cidades e cidadãos reféns de chapas e negócios chapistas, municípios incapazes de assegurar transporte regular e condigno.
Adenda 6 às 8:07: bancadas parlamentares sobre transporte e lixo na cidade de Maputo, aqui.
Adenda 7 às 8:13: já circulam alguns chapas na cidade de Maputo, com as novas tarifas uns, com as antigas outros; há polícia em muitos locais, incluindo a Força de Intervenção Rápida.
Adenda 8 às 11:30: dificuldades de comunicação pela Mcel e pela Vodacon.
Adenda 9 às 11:37: notícias de alguns problemas sociais na cidade de Maputo.
Adenda 10 às 11:49: não se deixem levar pelos boatos; uma agência de notícias reporta a existência de rumores, aqui.
Adenda 11 às 12:49: no seu noticiário das 12:30, a Rádio Moçambique reportou que a meio da manhã de hoje a situação era tida como sendo calma nas cidades de Maputo e Matola. Porém, depois das 10 horas surgiram notícias de que havia alguma intranquilidade em certas zonas da cidade de Maputo. Entretanto, pessoas estão nas paragens, aguardando transporte de regresso, um entrevistado afirmou que nem os TPM circulavam. Um porta-voz da polícia municipal afirmou que apenas algumas pessoas que não trabalham estavam a provocar alguns problemas. Ouvido, o secretário do Comité Central do partido Frelimo para a Mobilização e Propaganda, Damião José, pediu paz para os Moçambicanos e vigilância contra os que chamou oportunistas, devendo - acrescentou - qualquer manifestação estar legalizada.
Adenda 12 às 13:13: "Todas as forças operativas da Polícia estarão na rua e em número suficiente para conter e eliminar qualquer situação que perturbe a ordem pública”, garantiu um porta-voz da Polícia na cidade de Maputo. Aqui.
Adenda 13 às 15:03: segundo a Rádio Moçambique, a situação dos transportes voltou à normalidade no princípio desta tarde.
Adenda 14 às 16:09: situação agora calma nas cidades de Maputo e Matola. Mas ao longo do dia estabelecimentos comerciais estiveram encerrados e pessoas ou ficaram privadas de trabalhar ou decidiram não ir trabalhar; há registo de danos de pequena monta.
Adenda 15 às 16:21: falta agora estudar e analisar o fenómeno.
Adenda 16 às 17:59: escreverei um pouco sobre o 15 de Novembro, a partir de amanhã.
Adenda 17 às 19:34: "Está já restabelecida a ordem pública...pequenos focos de agitação...foi uma situação de pouca monta...pequena manifestação" - frases do noticiário da Rádio Moçambique das 19:30. Enquanto isso, um porta-voz da polícia afirmou que não houve feridos, não tendo a congregação feito uso da força.

2 comentários:

nachingweya disse...

Não vi nenhum helicóptero a monitorar a situação e informar às populações sobre procedimentos. Só os vejo durante as PAIs (cada hora me convenço mais e mais de que essas operações não forama mais do que a cozinha do X Congresso).
Será que as nossas contas incluem dias improdutivos como este? E o Metical continua estável? Tem de estar a haver algum artifício ou Economia não é uma ciência.

Salvador Langa disse...

Fico aguardando a análise do 15.11. Para já fixei a palavra "oportunistas".