05 dezembro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (32)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Mais um pouco da série, trabalhando com o sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses, procurando continuamente problematizar um tema que requer pesquisa aprofundada.
6. Factores marginalizados - perfil nosológico.  Malária e parasitoses juntam-se ao cortejo dos problemas já apresentados. A anemia ancilostomótica, por exemplo, deve afectar muitas crianças e muitos adultos, com a debilidade orgânica consequente.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Ora aqui está sem dúvida só pensamos nas notas e esquecemos os problemas atrás delas.

TaCuba disse...

Cáries, problemas de vista...

BMatsombe disse...

Em Angola a situação não é diferente.

Anónimo disse...

Professor, em minha opiniao, todos estes factores fazem parte da nossa vida. Nem por isso as boas empresas deixam de trabalhar. As boas escolas deixam de fazer o seu trabalho. Eu acho que o que esta em causa é o trabalho que se faz para se alcançarem os objectivos, tendo em conta todos estes factores adversos. E isso se chama estratégia. Se o Governo tiver uma boa estratágia, certamente encontrará, tambem solucao para estas questões hodiernas. Caso contrario... continuaremos a chorar de provlemas que sao comuns a todo o mundo, porque se aqui é malaria, nos outros paises é gripe. E assim, poderemos encontrar dificuldades em todo o mundo. O problema é a forma como lidamos com elas...