15 dezembro 2011

Eleições 2011 e produção de futuro (7)

O sétimo número desta série. Ainda no terceiro ponto do sumário proposto, a saber:
3. Espectáculo, teatrocracia eleitoral e bicicletismo. A propaganda eleitoral visa seduzir e dirigir a opinião pública, levá-la a acreditar no imaginário oferecido. O seu fundamento não é o real, mas a imagem que as pessoas são levadas a construir desse real. Uma das ideias subjacentes à teatrocracia eleitoral consiste em conduzir os leitores potenciais a acreditar no e a aceitar o poder do candidato, quer o seu fausto, a sua grandiosidade, o seu poder de poder, quer, numa outra alternativa, a sua naturalidade, a sua sinceridade, a sua simplicidade, a sua sobriedade. Certamente faz-se fé em que, para gente carenciada, a propaganda-espectáculo pode ser hipnótica.
Propaganda-espectáculo que, numa das suas modalidades, leva partidos e candidatos à convicção de que, por exemplo, as multidões presentes em seus comícios representam aderência, partilha, promessa indiscutível e natural de voto. Propaganda-espectáculo à americana, extremamente onerosa para um país pobre como o nosso.
(continua)

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Continuo a seguir atentamente.

TaCuba disse...

Olham para a multidão e dizem "sou adorado"!

BMatsombe disse...

Quanto mais tempo no poder, mais multidão se quer...