07 dezembro 2011

Diário de campanha (13)

Conforme prometido, prossigo hoje a série, abordando mais alguns pontos, mas lamentando sempre não poder estar no terreno observando e ouvindo.
Votação. Hoje vota-se em Cuamba, Pemba e Quelimane. Acho que nenhum dos candidatos deixou de afirmar que já tinha ganho antes deste dia. Após a campanha, a convicção ansiosa da vitória. Hoje é um dia importante? Para mim é. Por quê? Porque as eleições de hoje, ainda que apenas em três cidades, vão constituir um teste ao passado e ao futuro para os partidos Frelimo, MDM e Pahumo, com a Renamo ausente. Para a Frelimo, trata-se de mostrar que detém ainda a confiança urbana, após a saída dos edis anteriores em condições nunca realmente esclarecidas; para o MDM, trata-se de mostrar que pode alargar o espaço urbano por agora circunscrito à Beira; para o Pahumo, trata-se de uma modesta experiência. Enquanto aguardamos pelo desenrolar da votação, faço votos de que, na gestão e na monitoria de todo o processo, não se faça sentir o efeito dos espíritos halo.
(continua)
Adenda 1: abordo múltiplos aspectos da engenharia eleitoral no seguinte livro: Serra, Carlos (dir), Eleitorado incapturável, Eleições municipais de 1998 em Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e Angoche. Maputo: Livraria Universitária, 1999, 354 pp., confira especialmente pp. 43-243.
Adenda 2: recorde duas séries minhas, uma em 17 números intitulada Poder e representação: teatrocracia em Moçambique, aqui; outra, em 20 números, intitulada Para ganhar as eleições em Quelimane, aqui.
Adenda 3 às 7:24: um trabalho do "O País" sobre abstenções nas três cidades entre 1998 e 2003, aqui.
Adenda 4 às 7:42: nenhuma das nossas estações televisivas está neste momento a cobrir as eleições. A Rádio Moçambique também não.
Adenda 5 às 8:05: muita gente nos postos de votação segundo uma fonte em Quelimane, que acrescentou haver também cadernos sem nomes.
Adenda 6 às 8:16: "Encontro-me na fila para exercer o meu direito de voto. Ambiente calmo e com muita afluência." - informação de um professor universitário em Quelimane.
Adenda 7 às 8:29: tento obter nomes de pessoas que me possam fornecer informação sobre Cuamba e Pemba.
Adenda 8 às 9:35: "Televisão de Moçambique" e "Rádio Moçambique" cobrem a sessão da Assembleia da República, TIM e STV dão programas recreativos.
Adenda 9 às 9:41: "Até agora tudo a andar bem, desde as 4 horas pessoas foram para a bicha" - um jornalista referindo-se a Cuamba.
Adenda 10 às 11:26: estações televisivas continuam a não cobrir as eleições, "Rádio Moçambique" cobre a sessão da Assembleia da República.
Adenda 11 às 11:47: sobre Quelimane, "mediaFAX" de hoje, aqui:
Adenda 12 às 11:58: no portal da Frelimo confira o texto do dia 1 aqui e no do MDM aqui.
Adenda 13 às 12:26: "Muita ausência" - frase de um jornalista sobre o processo eleitoral em Pemba.
Adenda 14 às 15:37: de um professor universitário: "Fiz uma ronda pelas assembleias de voto. Muito pouca gente a votar, algumas mesas sem eleitores. Talvez pelo calor intenso (34 graus) e por força do hábito virão votar à última da hora".
Adenda 15 às 15:36: "Muita ausência, principalmente no Bairro de Chiuiba" - jornalista sedeado em Pemba.
Adenda 16 às 16:08: um trabalho do jornalista Ermínio José, aqui.
Adenda 17 às 19:42: iniciou-se às 18 horas a contagem de votos segundo a "Rádio Moçambique" no seu noticiário das 19:30.
Adenda 18 às 20:53: fraca adesão nas mesas de voto em Pemba segundo um trabalho da TVM.

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Alguém sabe quando quando começa a contagem dos resultaods e quando aparecem as primeiras divulgações?

TaCuba disse...

Estou curioso de conhecer a temperatura das urnas...

BMatsombe disse...

Há quem pense que as urnas têm temperatura bué própria...

Paulo disse...

Ó pessoal, a maneira como se trata e se monitora as urnas diz da maneira como são as eleições...