29 novembro 2011

Diário de campanha (7)

Prossigo a série, abordando mais alguns pontos, mas lamentando sempre não poder estar no terreno observando e ouvindo.
Hábito e novidade. O hábito é a nossa carta de referência, a nossa maneira de ver as coisas na vida, a nossa maneira de orientar a vida; pelo contrário, a desconstrução é a novidade, é o jogo, a aventura, o romper das fronteiras dos hábitos. O que pretendo dizer com esta introdução abstracta? Pretendo dizer que as eleições em Cuamba, Pemba e Quelimane estão a ser um laboratório de ensaio para a luta entre duas posições: a posição do não vale a pena e a posição do vale a pena. A posição do não vale a pena remete para a crença de que, faça-se o que se fizer, sempre será o mesmo vencedor a recolher os louros; a posição do vale a pena remete para a crença em outros tipos de vencedores.
(continua)
Adenda 1: abordo múltiplos aspectos da engenharia eleitoral no seguinte livro: Serra, Carlos (dir), Eleitorado incapturável, Eleições municipais de 1998 em Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e Angoche. Maputo: Livraria Universitária, 1999, 354 pp., confira especialmente pp. 43-243.
Adenda 2: recorde duas séries minhas, uma em 17 números intitulada Poder e representação: teatrocracia em Moçambique, aqui; outra, em 20 números, intitulada Para ganhar as eleições em Quelimane, aqui.
Adenda 3 às 6:14: referências em jornais digitais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Adenda 4 às 7:50: o candidato da Frelimo em Quelimane, Lourenço Abubacar, abriu uma página no facebook, aqui (propaganda promotora aqui); por sua vez, o candidato do MDM, Manuel de Araújo abriu uma página na internet para a sua campanha, aqui; no portal da Frelimo, o último despacho sobre as eleições data de 25 de Novembro, aqui; no portal do MDM, o último despacho data de 29 de Novembro, aqui.
Adenda 4 às 9:07: o Partido Humanitário de Moçambique não tem portal na internet, o mesmo sucedendo com o seu candidato a edil em Pemba, Emiliano Moçambique. Veja este último em campanha num vídeo aqui.

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Nos últimos dias já há quem proclame ter ganho as eleições. Será efeito do "hábito" Professor?

TaCuba disse...

É mesmo, o hábito de achar que só certos senhores podem ganhar.

izumoussufo disse...

Em Pemba dizem que fulano tal já ganhou por ser único sério. Está ver?

Anónimo disse...

Já havia urnas enchidas antes das eleições ver no site
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1338287